O sector da Agricultura na província do Zaire está a ensaiar, nos seis municípios da região, o cultivo do tomate cereja e salada, no quadro da diversificação de produtos do campo.

Em entrevista a Angop, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Gouveia da Silva Pedro, explicou que as duas variedades de legumes estão a ser experimentadas, visando encontrar a que melhor se adapta às condições climáticas da região para o seu cultivo em grande escala na campanha agrícola 2024/2025.
Gouveia da Silva Pedro, disse que os técnicos do departamento provincial da Agricultura e do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) foram desdobrados nos seis municípios da região para juntos dos agricultores locais, ensaiarem a produção desses legumes.
O responsável disse que os resultados deste trabalho permitirão o início da vulgarização da cultura do tomate em cada uma destas circunscrições, atendendo às condições geoclimáticas.
Entretanto, disse que os actuais níveis de produção do tomate normal na região, na qual concorrem algumas fazendas agrícolas e famílias camponesas são bastante animadores.
Destacou o município de Mbanza Kongo, que teve uma colheita de 78 toneladas deste produto, nos últimos seis meses, das 210 toneladas produzidas em toda a província do Zaire.
O director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas falava em véspera do lançamento da campanha agrícola 2023/2024, cujo acto decorrerá no município do Cuimba.
Views: 27









Deixe um comentário