A União Europeia (UE) pretende investir na província do Bié, exactamente no município do Chinguar, a 75 quilómetros a Oeste da cidade do Cuito, nos domínios da agricultura e exploração ambiental.

O grupo de empresários do Reino do Qatar, Reino Unido, Noruega, Dinamarca e Grécia, manifestou a intenção, nesta quarta-feira (20), num encontro com o vice-governador do Bié para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Edgar Hilário, e com administradora municipal do Chinguar, Ângela Ucueianga.
O porta-voz deste grupo, Deny Mukibel, citado pela ANGOP, adiantou que, numa primeira fase, os empresários vão investir na localidade de Capeio, no sector da agricultura, com produção agrícola de milho, trigo, soja e girassol, em grandes quantidades.
Sem revelar o investimento a ser aplicado e o início do projecto, Deny Mukibel assegurou que a ideia é contribuir no aumento dos produtos agrícolas, bem como da exploração da madeira nesta parcela do território nacional.
Na presente campanha agrícola, as autoridades governamentais do Chinguar estão a assistir 14 mil 750 famílias camponesas com insumos em diversos programas socioeconómicos, que estão a cultivar em mais de 40 mil hectares, visando o aumento de mais produtos do campo.
Esses apoios dados às famílias camponesas estão inseridos nos Programas de Desenvolvimento Rural (PDR), Combate à Pobreza, MOSAP III, entre outros, com realce para adubo, ureia, milho, feijão, soja, arroz, trigo, massambala e mandioca.
Views: 20









Deixe um comentário