O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, na sexta-feira (30), que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,8 % da população activa no trimestre móvel encerrado em Agosto, cinco décimos a menos face aos três meses anteriores (8,3 %).

Esse é o menor índice desde Fevereiro de 2015, quando foi de 7,5 %. Na comparação com o mesmo período de 2022, a taxa de desemprego no país sul-americano caiu 1,1 pontos percentuais.
O número de desempregados caiu 13,2 % (menos 1,3 milhões de desempregados) na mesma comparação com os números do trimestre móvel encerrado em Agosto de 2022.
O órgão responsável pelas estatísticas do Governo brasileiro indicou que o número de desempregados no período de Junho até Agosto foi de 8,4 milhões de pessoas, 528 mil pessoas ou 5,9 por cento menos que nos três meses anteriores (Março, Abril e Maio).
Três grupos de actividades foram responsáveis pelo desempenho do mercado laboral brasileiro no trimestre móvel terminado em Agosto.
A maior variação no confronto contra o trimestre encerrado em Maio foi o de serviços domésticos, que teve alta de 2,9 %, o que significa um incremento de mais 164 mil pessoas a trabalhar nesta área.
Em seguida, o grupo de Administração Pública, Defesa, Segurança social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais, com um crescimento de 2,4 % (ou mais 422 mil pessoas), principalmente na área da Saúde e da Educação Pública.
Além disso, as actividades de informação, comunicação e actividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que registaram expansão de 2,3 % (mais 275 mil pessoas).
Views: 11
Deixe um comentário