Regularidade de chuvas anima agricultores em Camacupa

Os camponeses de Camacupa, na província do Bié, estão animados devido à regularidade das chuvas, e perspectivam colher mais 67 mil toneladas de produtos diversos ano agrícola.

Os camponeses de camacupa afirmam que a colheita de cereais, sobretudo de milho, arroz e ginguba como também de tubérculos, com destaque para batata rena, doce e mandioca, pode superar a época passada de 2023/2024 devido as chuvas e também, aos inputs agrícolas de que beneficiaram com antecedência da Direcção Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca.

Na presente campanha agrícola, um total de 42 mil famílias camponesas de Camacupa estão envolvidas, contam com 80 mil hectares de terra, e com previsão de alcançar mais de 67 mil toneladas de produtos diversos. Escreveu o J.A online.

Nesta localidade existem cerca de 254 Escolas de Campo, sete cooperativas devidamente legalizadas e produtores individuais, cuja produção é digna de realce, atingindo mesmo os níveis de produção até 60 hectares, que estão com uma previsão de colher mais de 50 toneladas só de milho.

O município de Camacupa é potencialmente agrícola, sendo o milho, feijão, ginguba, arroz, mandioca, gergelim, abóbora, banana, manga os produtos mais cultivados.

situa-se a 82 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, capital da província do Bié. A sua extensão é de nove mil e 469 quilómetros quadrados. É constituída pelas comunas-sede, Cuanza, Umpulo, Ringoma e Muinha.

Views: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *