O Posto Aduaneiro do Luvo, localizado a cerca de 60 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, na província do Zaire, afecto à 1ª Região Tributária, movimentou no primeiro semestre deste ano 2023 um total de 256.200 toneladas de mercadorias diversas.
No âmbito do comércio transfronteiriço entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC), o Posto Aduaneiro do Luvo tem desempenhado um papel importante na integração regional e no processo do comércio livre no continente, transitando em média diária cerca de 800 toneladas de mercadorias diversas, disse o chefe do posto aduaneira, Muila Baiona
“No primeiro semestre do ano corrente, registamos um total de 256.200 toneladas de mercadorias diversas que cruzaram a fronteira do Luvo, com a média diária que varia entre 600 e 800 toneladas. E comparativamente ao período homólogo do ano passado, registamos um desvio positivo”, acrescentou.
No âmbito da actividade da Administração Geral Tributária (AGT), Muila Baiona avançou que o Posto Aduaneiro do Luvo tem registado uma média diária de 40 camiões com mercadorias diversas que cruzam aquela fronteira entre os dois países.
Muila Baiona, avançou que a média diária de camiões com mercadorias que atravessam a fronteira do Luvo, em ambos os sentidos, é de 30 a 40 camiões, dentre estes, são registados 28 camiões em regime de Trânsito Internacional com destino à RDC”, avançou.
As mercadorias mais frequentes que transitam na fronteira do Luvo entre Angola e a RDC, segundo Muila Baiona são o ferro (aço), mosaicos, cadeiras plásticas, produtos têxteis (calçado), perecíveis, cosméticos, produtos do campo, descartáveis, veículos novos e rolos de chapas (em regime de trânsito internacional), dentre outros.
Views: 18