O Executivo está a implementar um amplo programa com escopo no financiamento dos produtores de café em todo o território nacional, cuja fase piloto resultou na produção de 6.229 toneladas das espécies robusta e amboim, no exercício económico de 2023, das quais 656 toneladas foram produzidas pelo sector empresarial.
Os dados representam uma variação de 19,7 por cento em relação ao período homólogo, com expectativa de que os resultados venham a multiplicar-se com a entrada para a fase de produção de vários projectos implementados nas províncias do Uíge, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Cabinda e na região do Planalto Central, principalmente.
De acordo com os números apresentados pelo ministro da Agricultura e Florestas, em 2023 foram exportadas 1.427 toneladas de café com licenças emitidas, no valor global de cerca de 3,568 milhões de dólares.
“O café nacional, pela sua qualidade, é muito procurado no mercado internacional. O seu cultivo exige uma considerável força de trabalho, o que se reflecte na oferta de emprego e de divisas”, disse o ministro.
Views: 6