Jornalistas freelancer refletem sobre as oportunidades e desafios da profissão

60 participantes marcaram presença na 1ª webinar de jornalista freelance, realizada pela Isenta-comunicação em 01 de Dezembro do ano em curso. (2022)

O evento teve como tema, As oportunidades e desafios da atividade jornalística freelancer, numa moderação partilhada entre a jornalista freelancer Neusa e Silva e o Ceo da Isenta-comunicação, Antônio Páscoa.

De acordo com a nota em que o portal Economia Rural teve acesso, a formação foi agraciada com oito oradores convidados, residentes na África do Sul, Portugal, Angola, Brasil, Moçambique e Alemanha.

Com 74 visualizações, 5 partilhas e um alcance de 190 pessoas, até ao termino do encontro, a 1ª webinar teve participantes de várias partes do mundo, como Estados Unidos da América, Servia, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Portugal e Angola.

Durante o encontro, levantou-se ainda temas como: Pautas prioritárias a média global – caso da África Austral e de Angola em particular; Pautas prioritárias no jornalismo ambiental; Soluções financeiras para jornalistas freelancer e a questão de como se tornar um jornalista freelancer.

Entre outras questões relevantes, provocaram diversas reações e contribuições dos presentes ao longo da formação, as discussões sobre às fontes para profissionais não vinculado a nenhum órgão; a imposição feita ao freelancer, pelos órgãos internacionais, de assuntos negativos, a maior parte das vezes, da realidade africana; as fontes de financiamentos e o valor monetário e profissional de matérias submedidas aos órgãos; instrumentos e competências exigíveis ao profissional que queira ser autônomo.

Quanto à agenda prioritária para África, os oradores concordam que se centra em temas de cunho humanístico (direitos e liberdades fundamentais), econômicos (produção mineral) e fundamentalmente ambientais: florestas, oceanos, vida selvagem e comunidades “tradicionais”.

Views: 9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *