Fundo de Garantia de Crédito e BIOCOM rubricam acordo de facilitação de crédito a produtores de cana-de-açúcar

O memorando de entendimento que visa facilitar o acesso ao crédito aos micros, pequenos e médios produtores de cana-de-açúcar da localidade de Capanda, Cacuso, foi rubricado hoje, pelo Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e a Companhia de Bioenergia de Angola (BIOCOM).

Foto: DR

O referido memorando tem por finalidade estimular o cultivo de cana-de-açúcar e dinamizar a produção de açúcar, etanol e energia eléctrica na Companhia.

Soube a economia rural que o Fundo de Garantias de Crédito vai disponibilizar 25 mil milhões de kwanzas para agricultura, onde se inclui a cana-de-açúcar.

Cada agricultor poderá beneficiar de um valor que vai até cinco milhões de dólares norte-americanos para reforçar a produção de cana-de-açúcar, que posteriormente será adquirida na totalidade pela unidade fabril.

Otília Viegas, directora-geral adjunta da Biocom, ressaltou a importância do memorando para o aumento da disponibilidade de matéria-prima, de modo a produzirem de acordo com a capacidade instalada da fábrica e permitir cobrir 60 por cento da necessidade do país em termos de açúcar, até pelo menos 2026. Actualmente, a unidade consegue atender apenas 40 por cento da demanda nacional.


a Biocom está instalada no PAC (Polo Agro-Industrial de Capanda), na província de Malanje, município de Cacuso, numa área de 81 mil 201 hectares, dos quais 70 mil 106 agricultáveis e 11 mil 95 destinados à preservação permanente da vegetação nativa.

Para este ano de 2023, prevê produzir 120 mil toneladas de açúcar, 19 mil metros cúbicos de etanol e 63 megawatts de energia eléctrica.











Views: 3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *