O aviário Avipal da província do Bié, necessita de um financiamento no valor de 100 milhões de kwanzas para dar provimento a dos seus projectos em carteira.
Segundo o proprietário da Avipal, o processo já deveria ter avançado há muito tempo, mas o facto de o projecto não ter sido abrangido por um financiamento do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), como inicialmente previsto, dificultou que o processo seguisse adiante.
“O projecto PDAC também foi lançado na província do Bié e, sem qualquer explicação plausível, a Avipal, que estava dentro desta planificação estatal, acabou sendo afastada deste pacote de financiamento”, lamenta o avicultor.
António Chivinda sublinha, que a fazenda Avipal apresentou o quadro de produção exigido e a projecção que pretende alcançar, premissas exigidas para beneficiar de apoio financeiro, mas acabou por ser rejeitado, segundo produtor, sem que lhe fossem clarificados os motivos.
actualmente a fazenda Avipal fornece um total de 42 mil ovos por semana aos consumidores dos mercados, do Bié, Huambo, Moxico e Cuando Cubango, facto que eleva a propensão para a tomada de decisões de investimento, tanto que para ano a fazenda projecta uma produção de 30 mil ovos por dia
Views: 3