Executivo angolano disponibiliza mais de 15 mil milhões de kwanzas para apoiar 514 projectos

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário vai apoiar, por meio de um novo produto financeiro denominado “Crédito às Caixas comunitárias”, 514 cooperativas agrícolas nas províncias do Bié, Huambo e Malanje, com o objectivo de dinamizar o seu potencial produtivo, apoiar as necessidades financeiras das cooperativas e estimular a economia nacional.

Durante a apresentação do projecto às comunidades rurais da província do Bié, a PCA do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário sublinhou que os montantes que vão sustentar o projecto Crédito às Caixas Comunitárias é financiado pelo Executivo angolano, no valor de mais de 15 mil milhões de kwanzas, que servirão para criar robustez financeira.

Em princípio, para 265 cooperativas nas províncias escolhidas para esta fase do projecto, das quais 34 cooperativas pertencem à província do Bié.

As restantes são a província do Huambo, com 265, e Malanje com 215 cooperativas, sendo que o valor a ser atribuído a cada cooperativa está cifrado em 25 milhões de kwanzas.

Soube a economia rural que o projecto começa por estas três províncias porque possuem maior número de associações e cooperativas agrícolas comunitárias, que foram constituídas com o apoio do Banco Mundial.

 O FADA pretende beneficiar, neste processo, cooperativas e associações que se dedicam à produção de cereais, raízes, tubérculos, leguminosos, frutas e hortícolas.

 O crédito poderá ser liquidado em 60 meses (cinco anos), com uma taxa de juro especial de 3 por cento ao ano, com atribuição de seis meses de carência.

Views: 3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *