Luanda conta com duas grandes zonas de abate de animais nomeadamente, o matadouro do Songo, no Distrito Urbano do Morro dos Veados, no município de Belas, bem como o do KM30, considerado o maior mercado informal a nível do município de Viana, estes nos últimos tempos, têm verificado uma redução de abate por falta de animais.
O matadouro do Songo, está reservado para o abate de 70 a 80 cabeças de gado bovino por dia, quantidade que baixou significativamente para menos de 30 a 40 cabeças por mês.
A média de abate semanal é de 75 a 85 cabeças, fruto da carência dos animais, o que tem originado o alto preço da carne de vaca.
O responsável de informação e comercialização da empresa Songo Comercial Lda, Januário Graciano, em entrevista ao Jornal de Angola, disse que a baixa produção é fruto dos constrangimentos vividos no Sul de Angola, região que fornecia os animais em quantidade e qualidade, abaixo preço.
A empresa Songo tem uma reserva animal com aproximadamente 1.000 efectivos de gado bovino.
O gado era comprado com bens materiais, como é o caso de motorizadas de duas rodas, bem como os também chamados “Kupapatas” (de três rodas), como fez saber Januário Graciano.
Januário Graciano explicou ainda, que por cada motorizada que custava 70 mil kwanzas, o criador dava seis a sete cabeças de gado, e depois o preço baixou para três a quatro cabeças.
Actualmente, disse, por cada cabeça de 70 quilos de carne, o comprador paga no mínimo 180 mil kwanzas, um vitelo, e o máximo está cotado nos 600 mil, com cerca de 200 quilos.
O gado que abastece o mercado de Luanda é proveniente das províncias da Huíla, Benguela e Cunene.
O matadouro do Songo está equipado de um talho que vende também a carne por quilos. Neste espaço, os preços são ligeiramente mais baixos em comparação com os restantes talhos instalados no centro da cidade de Luanda. Por exemplo, no local, um quilo de lombo custa 5.000 kwanzas, enquanto em alguns supermercados o preço ronda aos 14 mil kwanzas.
A carne de primeira, segundo explicou Januário Domingos é vendida a 4.500 kwanzas o quilo, e em outros locais está a oito mil kwanzas.
Views: 7