“Diálogos como fazer África crescer – Agricultura”

Uma opinião de Greg Mills lidera a Brenthurst Foundation na África do Sul, que tem como foco a abordagem que a regulamentação e governancia tem para potenciar o crescimento económico em África. Ricardo Ferreira trabalha no sector financeiro em Angola e neste artigo ambos partilham em diálogo uma visão que pretende resolver o grande tópico que é Como Fazer África Crescer? Neste caso sobre a Agricultura e o impacto que pode ter no desenvolvimento económico.

O que é que África precisa então para promover um rápido progresso da agricultura?

De acordo os autores, a agricultura africana exigirá mais do que apenas agricultores capazes. Exigirá uma série de acções integradas, tais como o ecossistema de empresas que produzem sementes, fertilizantes, equipamento e logística, juntamente com uma política governamental atractiva.

É necessário compreender os limites dos pequenos agricultores, uma vez que a produtividade exigirá maquinaria e processos correctos. Por exemplo, uma exploração agrícola rentável requer pelo menos 400 hectares na África do Sul. Mas o futuro não se resume aos produtos básicos e às culturas que não podem ser totalmente mecanizadas, como as laranjas ou os abacates, os frutos secos e as bagas na África do Sul, que podem proporcionar empregos de maior valor e empregar muito mais pessoas. Os agricultores precisam de se sentir suficientemente seguros para não pôr em risco o investimento da sua vida.

Lê-se no jornal Expansão: https://expansao.co.ao/opiniao/interior/dialogos-como-fazer-africa-crescer—agricultura-115710.html

Acessos: 18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *