Um novo derrame de petróleo numa instalação da Shell na Nigéria está a contaminar terrenos e um rio, prejudicando a vida dos pescadores e dos agricultores no Delta do Níger.

A Agência de Detecção e Resposta de Derrames da Nigéria (NOSDRA) anunciou que o derrame vem do pipeline ‘Trans-Niger’, operado pela Shell, que atravessa várias comunidades da área de Eleme, em Ogoniland, uma região onde o gigante petrolífero londrino enfrenta há décadas críticas da população sobre derrames frequentes, Segundo a agência norte-americana de notícias AP.
O volume do derrame petrolífero ainda não foi determinado, mas os activistas publicaram já imagens de terrenos poluídos e águas pretas, com peixes mortos à tona, envolvidos pelo crude, que se espalhou por uma área de pelo menos 10 quilómetros.
O ambientalista do Centro de Advocacia Juvenil e Ambiental, Fyneface Dumnamene, avançou que este é um dos piores derrames dos últimos 16 anos em Ogoniland, “Já dura há mais um de uma semana, desde o dia 11 de Junho, expandiu-se para o Rio Okulu, que se junta a outros afluentes e desagua no Oceano Atlântico, afectando várias comunidades e obrigando 300 pescadores a procurarem outras paragens”, acrescentou.
O motivo da fuga de petróleo está sob investigação e não foi ainda divulgado.
Views: 13
Deixe um comentário