Criação correcta de suínos retratada em livro

Os criadores de suínos (porcos), veterinários e pesquisadores passam a contar, a partir desta sexta-feira,13, com uma obra científica intitulada “Peste Suína Africana”, que serve para apoiar a protecção da população suína em Angola, em particular, e África, em geral.

Fotografia: DR

Composto por 48 páginas, o manual, que retrata a situação epidemiológica e os focos da doença dos porcos no país, é de autoria do professor doutor David Nsalambi, primeiro especialista angolano em Peste Suína Africana, desde 1987.

Em declarações à imprensa, o professor catedrático da Universidade Agostinho Neto, na reforma, esclareceu que o livro traz ferramentas científicas para ajudar a proteger diversas espécies suínas da peste, que tem dizimado milhares de porcos em África.

Adiantou que consta também do manual as normas para orientar os criadores na selecção e comercialização de animais saudáveis.

Segundo o especialista, os estudos feitos em Angola e em alguns países africanos mostram o registo de muitos casos de morte de suínos provocado pela peste africana, que tem a sua origem em Angola e, até ao momento, ainda não existe uma vacina para ser combatida.  

Perante este cenário, o doutor aponta a profilaxia como um dos métodos mais eficazes para a protecção de uma determinada pocilga, que tem sido vítima da peste suína africana.

Escrita em 2015, a obra, que serviu de base para tese de doutoramento do autor, foi apresentada e posta à venda somente esta sexta-feira, em Luanda, por razões financeiras, segundo David Nsalambi.

Para além do manual Peste Suína Africana, foram também apresentados os livros “Recursos Zoogenéticos em Angola – Historial” e “Anatomia Patológica Geral dos Animais Domésticos”, todos de autoria de David Nsalambi.

Nascido a 28 de Dezembro de 1941, no município da Damba, província do Uíge, Davd Nsalambi é doutor Ph.D em Ciências Veterinárias, desde 1987, bem como quadro reformado do Ministério da Agricultura e Florestas.

Views: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *