Cerca de 190 escolas de campo a nível dos onze municípios da região do Planalto Central está a reforçar o desenvolvimento de acções produtivas e a melhorar a comercialização de produtos e gestão financeira, com foco na auto-suficiência alimentar das comunidades rurais.

De acordo com o chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) no Huambo, Victorino Chonguela, a iniciativa é no âmbito do Projecto da Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II), executado pelo Ministério da Agricultura, através do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), e que tem como objectivo, beneficiar um universo de mais de 4 mil famílias camponesas.
Entre os beneficiários contam-se produtores, cooperativas e associações, de modo a estimular a produção agrícola, com foco no reforço da segurança alimentar e combate à pobreza.
Victorino Chonguela assegurou que ,as 190 escolas de campo, são unidades onde os agricultores familiares aprendem a fazer, observar, analisar trocar experiências e tomar decisões para resolver os problemas técnicos produtivos.
O responsável deu a conhecer, que cada escola de campo está constituída por 30 membros que beneficiaram durante o ano passado de 227 mil kwanzas, para aumentar a produção de hortícolas, batata-rena, doce, milho, feijão, massambala, mandioca, frutícolas e sementes.
Views: 9









Deixe um comentário