Catato

Catato é um prato tradicional angolano feito com lagartas frita, o prato é uma especialidade da província do Uíge, no noroeste de Angola.

Fotografia: DR

O consumo de insetos é uma antiga tradição indígena em muitas partes do mundo, incluindo a África Austral, devido ao alto valor nutritivo dos insetos. Vários insetos comestíveis, incluindo lagartas e outras larvas, são consumidos na província de Uíge, em Angola, onde desempenham um papel importante na dieta rural. Destes, o verme mopane (Gonimbrasia belina), um tipo de lagarta, é uma das espécies mais consumidas. Aproximadamente 9,5 bilhões de vermes mopane são colhidos anualmente na África Austral. Outras espécies de lagartas tradicionalmente consumidas em Angola incluem as larvas da Imbrasia epimethea, Imbrasia ertli e Usta terpsichore.

Os métodos tradicionais de coleta e preparação variam dependendo da espécie. As crianças são muitas vezes enviadas para colhê-los das árvores, enquanto os adultos os colhem nos campos. Às vezes, as árvores podem ser cortadas e divididas para reunir as lagartas dentro.

As lagartas são ricas em proteínas, vitaminas e minerais, incluindo ferro. Um estudo publicado em 2017 descobriu que as larvas de Imbrasia epimethea tinham uma quantidade comparável de proteína ao atumfrango e carne bovina, mas níveis mais baixos de aminoácidos essenciais.

 Eles são ricos em gordura poli-insaturada. O estudo também descobriu que o cozimento não afetou significativamente o valor nutricional, tornando-os uma alternativa viável às carnes tradicionais.  

Então, já pensou em cozinhar ?

Acessos: 147

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *