A Câmara dos Despachantes oficias de Angola (CDOA), realizou ontem ,19,em Luanda, a cerimônia de tomada de posse de 158 novos Despachantes oficiais apurados no âmbito do anúncio nº0001 de 05 /11/2021, conjugado com o Despacho 269/AGT 2021, de 19 de Outubro que orientou a abertura do concurso público a promoção das categorias de Despachantes oficiais e ajudantes de Despachantes, em todas as Regiões Tributárias.

Em declarações ao Economia Rural, o presidente do CDOA José Pacheco , disse que a o empossamento dos 158 novos Despachantes oficiais representa um marco para a classe , uma vez que desde a sua existência a câmera nunca havia recebido mais de 150 Despachantes oficiais em um único momento, e pelo facto de ser co- organizador do concurso com a AGT.
José Pacheco avançou que, com a entrada dos novos integrantes, fazem parte agora da CDOA mais de 400 membros a nível do país.
Os critérios plasmados no regulamento do concurso, como a efectividade dos ajudantes e caixeiros despachantes foram apontados como a base do apuramento dos 158 Despachantes oficiais, de acordo com o responsável da classe.
Na ocasião, Manuela Fortunato, Despachante oficial uma das apurados, afirmou que o processo foi demorado, tendo a duração de 2 anos mas valeu a pena aguardar pelo o momento.
Já o despachante Arilton Manuel, descreveu o momento como memorável, avançado que foi necessário muita paciência até a fase final.
Para a despachante Adelia Guimarães, a recepção da carteira é um dever cumprido, e deve-se levar muito em conta a questão da responsabilidade.
“A nossa profissão é liberal, mas é uma profissão de muita responsabilidade”, disse.
O momento serviu ainda para o anúncio de uma nova parceria estratégica da Câmara dos Despachantes Oficiais de Angola com a Viva Seguros, para oferecer cobertura especializada em transporte de mercadorias, que segundo o presidente da CDOA esta colaboração visa garantir a segurança e a proteção necessária durante o exercício da actividade da classe.
Foi ainda estabelecida uma parceria de investimentos com o Banco BCI, e que a mesma proporcionará aos Despachantes Oficiais acesso a oportunidades de investimento exclusivas, visando fortalecer ainda mais a classe e promover o crescimento econômico individual e ao país.
A Câmara dos Despachantes Oficiais de Angola(CDOA) é uma pessoa colectiva de direito público, e o organismo oficialmente reconhecido como representante legal de todos os Despachantes Oficiais.
Foi fundada aos 17 de Julho de 1997, com a aprovação dos seus actuais Estatutos ao abrigo do Decreto nº. 27 / 97 de 7 de Abril de 1997.
Views: 45
Deixe um comentário