O barril de petróleo Brent, referência às exportações angolanas, para entrega em Março, iniciou o ano em alta, com um preço de 86 dólares a significar uma valorização superior a 2,0 %, quando comparado ao encerramento da última sexta-feira.

Tendo em conta os 83,46 dólares do fecho anterior, a sessão do arranque do ano 2023 posiciona-se muito próximo da alta registada nos últimos meses, que foi de 88,20 dólares, mas segue acima da média do período que é de 81,35 dólares.
Conforme lê-se no Jornal de Angola, nesse período, é que o valor mais baixo atingido pelo barril oscilou em torno dos 75 dólares, mantendo as previsões conservadoras de países como Angola em linha com o comportamento dos mercados.
Analistas da agência Reuters entendem que os preços do petróleo devem ter pequenos ganhos este ano, com o cenário económico global cada vez mais sombrio e os surtos de Covid-19 na China a ameaçarem o crescimento da procura e a compensar o impacto da escassez de oferta causada pelas sanções impostas à Rússia.
Pesquisa com 30 economistas e analistas previu que o petróleo Brent teria uma média de 89,37 dólares o barril em 2023, cerca de 4,6 por cento abaixo do consenso de 93,65 dólares da pesquisa de Novembro. A referência global atingiu a média de 99 dólares por barril em 2022. Já o petróleo bruto dos EUA – WTI, está projectado para uma média de 84,84 dólares por barril em 2023, contra o consenso de 87,80 do mês anterior.
O barril de petróleo Brent, caiu mais de 15 por cento desde o início de Novembro e estava a ser negociado a cerca de 84 dólares o barril na sexta-feira, com o aumento dos casos de Covid-19 na China a afectar as perspectivas de crescimento da procura por petróleo no maior importador mundial de petróleo bruto.
Views: 15









Deixe um comentário