O projecto da Cidade Agropecuária para a Juventude Angolana (CAJA) vai ser implementado na zona do Massango, na comuna do Kicabo, município do Dande, Bengo, num espaço de 300 hectares.
Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude e tem já preparados 15 hectares para a construção de residências para os jovens. Os restantes 285 hectares vão servir para a agricultura, num incentivo à produção nacional e criação de mais postos de trabalho.
A constatação das condições do espaço onde vão ser erguidas, numa primeira fase, 180 residências, do modelo T1, foi feita pelo presidente do CNJ, Isaías Calunga, após um encontro de apresentação do projecto à governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba. No espaço está ainda prevista a construção de infra-estruturas de apoio como escolas, posto médico, esquadra da Polícia Nacional, centro hospitalar que vão servir para apoiar as 350 famílias.
Ao falar à imprensa, o coordenador adjunto do Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (PROJAPRON), Edson de Sousa Manexe disse que foi aberta uma via que dá acesso ao terreno onde vai ser erguida a cidade, a partir da estrada principal, numa distância de nove quilómetros, já terraplanada, para posteriormente ser asfaltada.
Sublinhou que na cidade vão ser criadas um total de 180 cooperativas agropecuárias, cabendo a cada uma delas um lote de 6,5 hectares para a produção agrícola.
Realçou que, 75 por cento dos beneficiários serão os jovens do município do Dande e 25 para outros jovens do país, no sentido de fomentar e incentivar a produção nacional tanto para agricultura como para a pecuária.
Views: 9