Aumento da produção leva à redução de 43% na importação da carne bovina

Os dados do comércio em 2023 mostra que houve uma queda na importação de carne bovina, numa cifra de cerca de 43 por cento, pela razão do crescimento da produção nacional, disse o ministro de estado para coordenação económica na abertura da 20.ª edição da Feira do Gado da Huíla.

Fotografia: DR

José de Lima Massano realçou, no recinto da Feira Agro-pecuária, que decorre de 15 a 18 deste mês, no Complexo Turístico de Nossa Senhora do Monte, que as autoridades acompanham cada passo para impulsionar a produção nacional, tendo já disponibilizado 330 mil milhões de kwanzas.

Na ocasião, o ministro felicitou as acções desenvolvidas até aqui pelas pecuaristas e reconheceu os passos em curso para desenvolver e fortalecer o sector no país, pois os números falam por si.

Destacou o sistema de garantias públicas via Fundo de Garantia e as Garantias Soberanas para servir a produção nacional, particularmente o exercício de segurança alimentar, onde a pecuária também exerce um papel-chave até à consolidação da produção agro-pecuária, por exercer papel-chave na economia.

Assegurou também que as autoridades vão continuar a prestar o devido apoio, dialogar com as associações e as federações, com o propósito de se encontrarem as melhores soluções para que este exercício seja salutar e haja cada vez mais resultados visíveis, apesar de algumas dificuldades.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica reconheceu também que, apesar de algumas dificuldades, “a nossa resiliência colectiva” tem mostrado que juntos somos capazes de superar estes desafios e atingir os objectivos e, por isso, vamos continuar a contar com a força de todos e, particularmente, dos pecuaristas”.

Acessos: 14

One thought on “Aumento da produção leva à redução de 43% na importação da carne bovina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *