O primeiro cruzeiro científico deste ano do navio de investigação norueguês, “Dr. Fridtjof Nansen”, arrancou neste domingo (12) com objectivo de aprofundar o conhecimento sobre diversas espécies da costa marítima angolana.

Conforme lê-se na Angop, leva a bordo 44 profissionais, entre tripulantes e cientistas angolanos e estrangeiros, a embarcação saiu do Porto de Luanda às 8h30 para a região Centro de Angola, onde será feito um estudo sobre a distribuição, abundância e o comportamento das espécies (recursos mesoplágicos) que se encontram entre 200 a 1000 metros de profundidade abaixo do oceano.
O primeiro cruzeiro terá duração de 10 dias, destacando-se o envolvimento de 10 cientistas angolanos e cinco estrangeiros. Já o segundo cruzeiro, que será feito em 30 dias, irá abranger toda costa marítima angolana, iniciando da região norte até a foz do rio Cunene, com a presença de 12 pesquisadores angolanos e 6 europeus.
O navio Nansen vai navegar durante 40 dias, nas regiões do Norte, que sai do sul do rio Congo até a Ponte das Palmeirinhas, Centro (Palmeirinhas/Benguela) e o Sul (Benguela/Foz do rio Cunene), de formas a reunir dados científicos e alcançar uma gestão sustentável da pesca, bem como aferir o impacto das mudanças climáticas nos oceanos de Angola.
Views: 14









Deixe um comentário