Angola ocupa o terceiro lugar dos países do continente, maiores produtores do tubérculo, de acordo com o chefe do Centro Regional de Liderança da Mandioca da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Moniz Paulo Mutunda.

O responsável afirmou nesta segunda-feira (6), na cidade do Huambo, em declarações à ANGOP, quando falava sobre os projectos do Centro Regional de Liderança da Mandioca da SADC.
Moniz Paulo Mutunda, não avançou dados gerais do continente, disse que Angola está apenas abaixo da Nigéria, primeiro classificado, Ghana (2º) e à frente da República Democrática do Congo, no que diz respeito à produção de mandioca, essencialmente, para a dieta alimentar das famílias.
A nível da SADC, Moniz Paulo Mutunda disse, que Angola conta, desde Fevereiro do ano passado, com a implementação do Programa de Produtividade Agrícola da África Austral (APPSA), num financiamento do Banco Mundial, visando o reforço do combate à fome e à pobreza no país, em particular, e na região da África Austral, em geral, lidera a lista dos maiores produtores.
Moniz Paulo Mutunda referiu que fruto deste projecto e de outros em curso, em todo território nacional, o nível de produção da mandioca no país é, actualmente, estimado em 14 milhões de toneladas/ano, com um rendimento de 13 a 14 toneladas por hectares, com maior predominância nas províncias do Bengo, Bié, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huambo, Luanda, Malanje, Namibe, Uige e Zaire.
Fora o Centro de Liderança da Mandioca, em Malanje, o APPSA conta com Centros Regionais de Liderança do arroz em Moçambique, de milho (Malawi), leguminosas (Zâmbia) e de horticulturas no Lesoto.
Views: 25









Deixe um comentário