O país vai continuar a aumentar periodicamente a redução da importação de açúcar através da produção feita pela Companhia de Bio-energia de Angola (BIOCOM), localizada no município de Cacuso, segundo avançou o secretário de Estado da Agricultura, João Cunha, na quinta-feira (27) em Malanje.

Em entrevista a imprensa,o responsável disse que passados dez anos de existência, a BIOCOM, produz actualmente consideráveis quantidades de açúcar, que permitiram o país reduzir em 40 % a importação do produto e aumentar o seu consumo a nível nacional.
João Cunha fez esta afirmação quando procedia a abertura da safra do ano agrícola 2023, na referida fazenda, tendo realçado que com essa cifra o país faz hoje uma poupança considerável de divisas que estão a ser canalizadas para outros fins.
Avançou que um dos indicadores do aumento futuro da produção de açúcar e consequente redução da importação, é a cifra esperada de 120 mil toneladas de açúcar durante a colheita hoje aberta, o que também representa um elevado índice de investimento e de desenvolvimento económico que o país vem atingindo.
Realçou que apesar disso, muito há ainda por se fazer para o aumento da produção nos vários sectores, razão pela qual, o Executivo vem gizando várias políticas, com destaque para o Plano Nacional de Fomento Para a Produção de Grãos (PLANAGRÃO), em aproveitamento do potencial hídrico e terras aráveis que detém, rumo ao fomento da revolução verde.
E o director geral da BIOCOM, Uirá Ribeiro disse que a fazenda encontra-se num período desafiador de produção, tendentes a atingir cada vez mais o aumento da sua capacidade, para fazer face aos intentos do Estado angolano, sendo que é a única Companhia do país que produz açúcar, etanol, álcool e energia limpa a partir da cana-de-açúcar.
A fazenda atingiu na safra de 2022, 110 mil toneladas, menos 10 mil toneladas da quantidade estimada para este ano.
A BIOCOM tem uma capacidade instalada de produção de 2,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar numa área de 38 mil hectares, 250 mil toneladas de açúcar cristal branco, 37 mil metros cúbicos de álcool neutro e para exportar 136 mil Megawatts de energia eléctrica renovável.
Views: 25









Deixe um comentário