
Um projecto de abertura de tanques de peixe para os produtores locais detentores de fazendas a nível da província de Malanje está em preparação, a iniciativa é do consultor em aquicultura, Benjamin Lamera.
Em declarações ao Jornal de Angola, Benjamim Lamera, disse que o projecto é de iniciativa privada e tem como objectivo, fundamental, o aumento da empregabilidade, a melhoria da alimentação e do estado nutricional das pessoas, como também para melhor aproveitamento das potencialidades hídricas do país que são das maiores de África e consequente aumento de toneladas de peixe no mercado nacional.
O especialista,afirmou ainda que, aquicultura constitui uma das principais fontes de alimentos do planeta e que tem influenciado na redução da actividade de pesca com o aumento desta prática a nível mundial, segundo destacou, a intenção é de ter acesso à abertura de pelo menos, 200 tanques de peixe de várias cooperativas interessadas com o projecto.
Benjamin Lamera adiantou que cada cooperativa é susceptível de possuir 60 tanques, mas, antes, é importante que os beneficiários sejam submetidos a um processo de treinamento para a gestão técnica e financeira do projecto. O consultor disse estar a realizar projectos do género em várias províncias do país, lamentando que vários projectos em curso não têm estado a financiar a aquicultura porque requer um capital forte, a par dos inputs e para que não haja perda na produção é preciso maximizar as acções nesse domínio.
“Como consultor, estou disposto a ajudar quem quer que seja”, disse acrescentando que a tilápia pode ser produzida mediante projectos locais, fazendo a larvicultura para entregar aos produtores”, disse salietando que, o seu foco tem sido a escavação manual em que são pagos indivíduos das comunidades para esse fim, já que a escavação com máquinas é muito mais caras.
Benjamin Lamera disse, a título de exemplo, que a escavação de tanque com máquina com as dimensões de 50/20 pode custar mais de um milhão de kwanzas, podendo ter a capacidade de quatro mil peixes.
Views: 9
Deixe um comentário