Cerca 26 mil hectares de terras aráveis estão a ser preparados, este ano, no município da Nharêa, na província do Bié, para garantir o aumento da produção agrícola.
Na abertura da campanha agrícola 2022-2023, na povoação de Caiuera, na comuna da Lubia, o administrador do município, Neves Chissonde disse que a agricultura figura nas prioridades do Executivo, não só para garantir a autossuficiência alimentar, mas também para diminuir a importação de produtos.
Na ocasião, o responsável apelou à participação dos produtores para o alcance das metas preconizadas para este Ano Agrícola, medida que vai garantir e melhorar a qualidade de vida e gerar riqueza.
“O município tem potencialidades elevadas de solos cultiváveis, bem como um grande potencial hidrográfico, o que permite entre outras culturas, a produção de milho, mandioca, batata-doce e rena”, apontou.
Neves Chissonde sublinhou que o Governo está consciente das responsabilidades na criação de incentivos, daí que está a apostar na melhoria das estradas no interior, assim como está a desenvolver programa que visam a instalação de indústrias e identificação de centros logísticos para apoiar os consumidores, a fim de estimular a concorrência no seio dos produtores.
Por sua vez, o director Municípal da Agricultura e Pescas,Helder Huambo explicou que os camponeses do município da Nharêa beneficiaram, até agora, um total de 15 tractores e alfaias agrícolas, no âmbito de programas do Executivo de apoio às famílias, fomento à produção local e diversificação da economia.
Na Nharêa, o sector da Agricultura e Florestas controla 50 cooperativas, 168 associações de camponeses e 179 escolas de campo.
Views: 5