O maior banco da Etiópia afirma ter recuperado quase 80% do dinheiro que perdeu durante uma falha no sistema, no dia 16 de Março, o que permitiu aos clientes retirar mais valores das suas contas.
De acordo com a Africanews, o presidente do Banco Comercial da Etiópia, Abe Sano, cerca de 14 milhões dólares foram retirados ou transferidos digitalmente durante o erro. O valor das transações variou de 9 centavos a 5.350 dólares. O valor perdido inicialmente foi avaliado em 40 milhões de dólares.
Quase 15 mil pessoas devolveram voluntariamente fundos, total ou parcialmente, “adquiridos ilegalmente”, informou o banco em comunicado. Mas 567 pessoas ainda não devolveram dinheiro que não os pertence.
Na terça-feira o banco publicou os nomes e detalhes de contas online, em uma aparente tentativa de envergonhá-los e fazê-los devolvê-los.
“O montante total restante não é significativo para o banco, mas se este dinheiro não for totalmente recuperado, envia uma mensagem errada”, disse Abe Sano.
A notícia da falha viralizou nas redes sociais e grande parte do dinheiro foi retirada por estudantes universitários. Várias universidades instaram publicamente os alunos a devolverem o dinheiro.
O problema foi causado por uma “actualização e inspeção de rotina do sistema”, e não por um ataque cibernético, segundo o banco central da Etiópia.
Fundado em 1963, o Banco Comercial da Etiópia é o maior banco do país, com 40 milhões de clientes.
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