Cinquenta hectares de milho foram semeados, nesta época agrícola, pela empresa Leomat, para a produção de fuba e de ração animal, a empresa espera colher oito toneladas por hectar, num total de 400 hectares por ano.

Em declarações à imprensa o responsável, Francisco André Mateus, avançou que a fazenda, através do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), beneficiou de um financiamento de 40 milhões de kwanzas, que estão a contribuir para a produção de milho em grandes quantidades.
Para o empresário, a produção de ração animal constitui um dos grandes desafios que os agricultores têm para a criação animal, no sentido de fornecerem carne para alimentação da população e substituir as importações.
Inicialmente, a empresa começou a produzir batata rena, mas trocou por milho, pelo facto deste cereal ter mais rendimento do ponto de vista comercial, em função da procura de fuba de milho para alimentação humana e para ração animal.
De acordo com o JA, além do milho, foram igualmente, cultivados, no presente ano agrícola, cerca de cinco hectares de hortícolas, com realce para o tomate, pepino, cebola, pimento, alho, quiabo, assim como dois hectares de batata rena.
Views: 22









Deixe um comentário