O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) prevê disponibilizar 160 milhões de dólares (um dólar equivale a 825,5 kwanzas) para a implementação dos planos de fomento da produção de grãos, pecuária e pescas.
O Ministério da Economia Planeamento (MEP) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) abordaram no domingo (01 de Outubro), sobre a previsão do banco disponibilizar o referido valor, que poderá ser desembolsado em duas tranches, sendo a primeira ainda este ano, na ordem dos 100 milhões dólares e a segunda de 60 milhões, a ser libertada em 2024.
O secretário de Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos, esteve reunido com a directora do Programa País do BAD, Yolanda Arcelina, acompanhada pelo economista, James Opio-Omoding e pela directora para o Emprego Juvenil, Grace Obeda.
De acordo com o MEP, o objectivo é capacitar os empreendedores em gestão de negócios, literacia financeira e empreendedorismo digital, sobretudo, voltado ao agronegócio.
De acordo a nota do Ministério, a ideia é também dar robustez ao Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), para reforçar a sustentabilidade da transição da informalidade para a formalidade, com microcrédito e programas de incubação empresarial.
Views: 6