Angola exportou, oficialmente, 25 toneladas de produtos alimentares para os Estados Unidos, ao abrigo da Lei sobre o crescimento de Oportunidades para África “AGOA”, um instrumento legal norte-americano que torna os países africanos Elegíveis Para Um Regime De Comércio Preferencial Àquele país.
Avaliada Em mais de 17milhões de kwanzas, a mercadoria da empresa nacional Food Care Processamento de Alimentos partiu do país na quinta-feira, 21, e deve chegar ao solo norte-americano em Novembro do ano corrente, com as operações financiadas pelo Programa de Comércio e Investimento na África Austral “ATI” e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional “USAID”, que facilita a exportação isenta de taxas aduaneiras de produtos.
Entre os Produtos alimentares enviados no primeiro carregamento, feito num contentor de 40 pés, constam a fuba de bombó e de milho, manteiga de amendoim, kisaka, catato e cogumelos, todos eles alimentos processados da marca Mavu, em cujos rótulos são identificados em línguas nacionais e inglesa.
A presidente executiva da Food Care, Marlene José, disse que a exportação foi possível devido às certificações que os produtos obtiveram na sequência de um conjunto de formações feitas nos Estados Unidos e África do Sul, promovidas pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional “USAID”.
A ministra conselheira da Embaixada dos Estados Unidos em Angola e em São Tomé considerou, no acto que o oficializou a exportação, que a operação se reveste de capital importância a por ser a primeira.
com o JA.
Views: 9