A tesouraria das caixas comunitárias das associações e cooperativas agrícolas do país, estão reforçadas com financiamento avaliado em 15 mil milhões de Kwanzas, do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
A informação foi prestada terça-feira,29, pela presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Maria da Costa Francisco, quando orientava, na cidade do Huambo, o acto de lançamento oficial de esclarecimento do produto de financiamento “Crédito às caixas comunitárias”, criado este mês.
Felisbela Francisco fez saber ainda que, com o lançamento do novo produto financeiro, o FADA pretende dinamizar o potencial das cooperativas agrícolas com caixas comunitárias, cujo foco principal consiste em apoiar as suas necessidades financeiras voltadas para o fomento à produção agro-pecuária nas modalidades de crédito ao investimento, à produção e à comercialização.
Explicou que a aprovação do projecto justifica-se pela importância das associações e cooperativas agrícolas que possuem caixas comunitárias, por se constituem em fontes essenciais de força e resiliência para os agricultores locais.
“É por este motivo que estamos a lançar este produto financeiro, com o objectivo de personificar o espírito de colaboração e apoio mútuo que define as comunidades agrícolas em todo o país”, disse.
De acordo com a responsável , o mesmo foi conferido para fornecer um apoio financeiro vital às cooperativas, permitindo-lhe expandir as suas operações, adquirindo insumos e equipamentos agrícolas e acima de tudo estabelecer e fortalecer o sustento das comunidades rurais.
Views: 4