120 cabeças de gado bovino, caprino ovino e aves, estão expostas na 19ª edição da Feira Agro-pecuária do sul do país, aberta, quinta-feira, no Lubango, numa promoção da Federação Nacional das Cooperativas Pecuárias de Angola (FENACOOPA).

O Presidente da Federação Nacional das Cooperativas Pecuárias de Angola, Salvador Rodrigues, afirmou estarem a negociar a operacionalidade do Plano Nacional de Fomento e Desenvolvimento da Pecuária (PLANAPECUARIA), para que seja simplificado, sem burocracia e assim que tiverem as condições poderem beneficiar dos apoios programados.
Salvador Rodrigues, declarou que uma das grandes dificuldades dos membros é a falta de sistema logístico, pois organizar esse tipo de feira é caro, sobretudo a carência de transporte, levar o gado das fazendas em camiões apropriados e sem ração adequada fica difícil, situação que faz alguns pecuaristas desistirem.
Reforçou que os pecuaristas sempre produziram, pelo que carecem de uma estrutura organizada e com sustentabilidade para fazer de Angola, uma terra independente em ternos de produtos pecuários.
A feira do gado enquadrada na 121 edição das Festas de Nosso Senhora do Monte decorre até domingo e tem gado representado de 15 fazendas das províncias da Huíla, Namibe e Cunene.
pelo menos 80 são bovinos, de raças habituais como a mix, nelore, zebu nelore, brahman, simental e o tradicional, tendo o evento sido afectado por dificuldades que de transporte dos produtores.
Durante o evento serão realizados dois leilões, um no sábado para animais de pequeno porte e outro no domingo exclusivamente para o gado bovino, onde prevêem arrecadar mais de 200 milhões de kwanzas e prevêem ensaiar o leilão online.
Views: 26









Deixe um comentário