A Fazenda Capeca, detida pelo grupo empresarial Agro-BIC, na comuna do Bindo, Ambaca, na provincia do Kuanza Norte, emprega quatro milhões de dólares na construção de naves para a criação de suínos, com um plano que, de mil matrizes, cresce para a obtenção de 80 mil animais por ano.

De acordo com o presidente do Agro-BIC, Fernando Teles, em declarações ao Jornal de Angola , avançou que o projecto de implantação está designado por um período de dois ou três anos, estando em curso, neste momento, a construção de infra-estrutura como maternidades e pontos de engordas.
Fernando Teles considerou que a aceleração do crescimento da actividade pecuária em Angola passa pela introdução de animais, sobretudo fêmeas, nas zonas de produção, o que pode muito rapidamente elevar o país à condição de exportador, se combinado com os investimentos necessários.
“Há fauna suficiente em Angola, não precisamos importar gado da Namíbia, Botswana e Brasil: cá, no país, temos condições sazonais para, rapidamente, termos muita criação animal e sermos auto-suficientes na produção de carne num período de quatro a cinco anos”, prevê o empresário.
Por seu turno, o chefe de produção da Fazenda Capeca, Alfredo Xavier, disse que a empresa também está apostada na produção de cereais como milho, feijão e soja, com vista a suprir as necessidades internas, a com a perspectiva de comercializar o excedente, estando a produzir num espaço de mil hectares. A Fazenda Capeca tem uma área de nove mil hectares e pouco mais de quatro mil bovinos e caprinos. O município de Ambaca possui 161 fazendas, das quais 58 desenvolvem alguma actividade produtiva
Views: 30









Deixe um comentário