O Ministério da Agricultura e Florestas, lançou segunda-feira (24), em Luanda, o projecto MUKAFE, para expandir a produção e transformação de café, que absorve 8,815 milhões de euros de um financiamento europeu, envolvendo 500 famílias produtoras ao longo dos próximos cinco anos.

Designado Projecto de Melhoria de Desempenho da Cadeia de Valor de Café, o MUKAFE é financiado, na primeira fase, por fundos da União Europeia (UE) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com o Governo angolano a participar na empreitada com a disponibilização da terra, no Cuanza-Norte, Cuanza-Sul e Uíge, as províncias seleccionadas para essa etapa, de acordo com o Jornal De Angola.
A coordenadora do MUKAFE, Júlia Ferreira, declarou que o projecto é uma procedência do desafio das autoridades angolanas de elevar as exportações, pelo potencial da matéria-prima de aumentar o encaixe do país em divisas.
Júlia Ferreira acrescentou que, o projecto é direccionado para as famílias produtoras, envolvendo o maior número de famílias possível, com a inserção preponderante baseada no género e jovens.
Entre os principais parâmetros técnicos, pretende-se que a produtividade passe dos actuais 200 quilos por hectare por ano, para mil quilos.
“Pretendemos, com este projecto, aumentar a produção de forma a sustentar o mercado interno e externo, valorizar as variedades que o país produz e melhorar a qualidade destes mesmos produtos”, disse Júlia Ferreira.
Views: 36
Deixe um comentário