O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, avançou ontem (10), em Malanje, que o governo angolano, através das reformas dos Institutos Técnicos Agrários (ITA), está empenhado na formação de quadros, para impulsionar o aumento da produção agrícola no país.

O responsável teceu tais considerações durante a apresentação do Projecto de Apoio à Formação Agrícola e Rural (PAFAR), financiado pela Agencia Francesa de Desenvolvimento, que visa contribuir para a redução da insegurança alimentar e combate à pobreza nas zonas rurais, desenvolvendo a produção agrícola e a cadeia de valor, de acordo com ANGOP.
De acordo com Gildo Matias, a reabilitação nas 12 infra-estruturas dos ITAS que compõem a rede de formação a nível do subsistema do ensino secundário técnico profissional agrário do país vai garantir melhores condições na qualidade da oferta educativa.
Uma componente do projecto está virada para a formação contínua dos professores que actuam nas áreas técnicas e tecnológicas, que será feita em Angola e em França.
Fez saber que no âmbito da distribuição geográfica, Malanje foi indicada a cabeça de rede regional do centro norte e assumirá a responsabilidade de acompanhar, suportar e apoiar os outros ITAS da região. Orçado em 35 milhões de Euros e com um prazo de cinco anos, o PAFAR lançado no dia 20 de Junho deste ano na província da Huíla, surge em sequência de acordos assinados pelos Presidentes João Lourenço e Emanuel Macron, em Paris, em 2018 e visa a reforma na formação agrícola e rural, para responder aos desafios da diversificação da economia nacional.
Views: 14









Deixe um comentário