Dados avançados pela Direcção Municipal da Agricultura dão conta que o quilograma do grão, que entre Dezembro de 2022 e Fevereiro deste ano, custava 200 kwanzas, é comprado agora no mercado local por 80 kwanzas.

Em entrevista ao Jornal de Angola, o director municipal da Agricultura, Paulo Chissonde, disse que a principal causa para a baixa do preço do milho reside no facto de o plano traçado pelo Governo para a campanha de grãos no município ter resultado níveis de sucesso absoluto.
“Foram cumpridas todas as etapas do plano, desde a preparação das terras, a recepção das sementes e dos insumos e, fundamentalmente, a participação directa das famílias e dos produtores rurais, que garantiu estes resultados há muito não vistos no Andulo”, disse.
De acordo ainda com o responsável, o município no geral espera colher mais de 800 mil toneladas só de milho, além de outros cereais que fazem parte da plataforma do “Planagrão”, nomeadamente a soja, o trigo, arroz e o feijão.
Neste momento, o quilo do milho no mercado informal do Andulo ronda em torno dos 80 a 90 kwanzas. Quando adquirido directamente dos produtores, pode custar até 75 kwanzas, o que faz com que os preços de outros alimentos, que derivam deste cereal, com realce para a fuba, também estejam, actualmente, em queda no mercado.
Para Paulo Chissonde, esta descida representa melhorias na condição alimentar das famílias, de modo geral.
Views: 59









Deixe um comentário