As Delegações da Direcção Geral das Alfândegas (DGDA) de Angola e da República Democrática do Congo (RDC) tiveram um encontro de trabalho, com objectivo de elevar o Ponto de Controlo Aduaneiro do Nóqui à categoria de Posto Aduaneiro.

De aordo com uma nota da Administração Geral Tributária (AGT), no encontro Angola fez-se representar pelo director da 1ª Região Tributária, Ricardo Pais de Aguiar, e a RDC/Kongo Central, pelo inspector Alain Tenday Lupumba.
O encontro que decorreu no Posto Aduaneiro do Nóqui, província do Zaire, objectivou reforçar as relações de cooperação entre ambas as instituições e realizar a auscultação das principais preocupações com que se deparam os funcionários, no âmbito da gestão e controlo aduaneiro ao longo da jurisdição que compreende a fronteira do Nóqui (em ambas as partes).
A análise das preocupações será feita, de forma detalhada, na reunião entre a AGT e a DGDA da RDC, agendada para o próximo dia 12 de Abril do ano em curso, na província de Cabinda, no âmbito do Plano de Acção Conjunto sobre a Prevenção e Combate à Fraude Transfronteiriça.
O Posto Aduaneiro do Nóqui, extensão da Delegação Aduaneira do Soyo, foi criado através do Despacho Nº 28/2023, subscrito pelo presidente do Conselho de Administração da AGT, a 25 de Janeiro de 2023.
Views: 15









Deixe um comentário