Conhecida como “O Cinturão Verde de Luanda”, a comuna da Funda, localizada no município de Cacuaco, tornou-se, nos últimos 20 anos, um local propício para a prática da agricultura, com uma produção agrária entre 6 e 12 mil toneladas por ano.

Dominada, maioritariamente, por vegetação rasteira, mangais e palmeiras, cultivadas e cuidadas pela natureza, a circunscrição oferece condições favoráveis para quem queira investir no cultivo, sobretudo de hortaliças, tubérculos e frutas.
De acordo com uma reportagem da Angop, a sede de Cacuaco e a comuna da Funda estão separadas por pouco mais de 15 quilómetros, percorridos entre bairros solitários, envolvidos por uma rica fauna e flora, ainda pouco exploradas, pelas comunidades locais e por potenciais investidores.
A respectiva comuna, cujo nome (kimbundu) que significa enterrar (em português), conta com um manancial de terras aráveis, regadas pelas águas do Rio Zenza, que nasce na província do Uíge e atravessa longas porções das províncias do Bengo e de Luanda.
Cinturão, que ascendeu à categoria de “comuna” a 26 de Abril de 1980, tornou-se, ao longo de mais de três décadas, uma zona multicultural composta, maioritariamente, por povos originários das províncias do Huambo, Bengo e do Uíge.
Dados oficiais indicam que a localidade tem uma extensão de 56 quilómetros, 18 bairros e uma população estimada em 64 mil 340 habitantes, que se dedicam, maioritariamente, à prática da agricultura, pesca e da pecuária.
Com variedade de povos, a agricultura é a actividade predominante na Funda, constituída por 80% de terras aráveis, cultivadas por pequenos agricultores e por cooperativas, que têm no mercado do Sabadão o principal ponto de vendas.
Views: 26









Deixe um comentário