O primeiro lote de 20 mil toneladas de fertilizantes russos com destino a África, negociado com a ONU após as sanções impostas devido a guerra da Rússia e Ucrânia, foi hoje (25) descarregado no porto da Beira com destino final a República do Maláui”, referiu Miguel de Jenga, diretor de operações do terminal…

De acordo com a RTP NOTÍCIAS, a operação começou “há dois dias”, depois de o navio atracar em Moçambique. País de trânsito da carga, importante para a atividade agrícola na região.
O carregamento é o primeiro de uma série de fornecimentos russos a países africanos que estavam bloqueados em portos europeus e que foram doados pela firma russa.
segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, “A doação de 260 mil toneladas de fertilizante vai ajudar a aliviar as necessidades humanitárias e evitar uma perda catastrófica de colheitas em África, em plena época de sementeira”.
A falta de fertilizantes e de produtos agroindustriais tem provocado um aumento dos preços, com particular impacto em África.
A ONU está a alertar há meses para o perigo que representa o forte aumento dos preços dos fertilizantes desde 2019, com um aumento de 250%, tornando-os inacessíveis para muitos agricultores de países em desenvolvimento, contudo, a ONU receia que as colheitas sejam prejudicadas, provocando uma grave crise alimentar, principalmente em África.
Views: 7









Deixe um comentário