A exportação de madeira na província do Cuando Cubango, resultou numa arrecadação de 4,29 milhões de dólares equivalentes a 2,16 mil milhões de kwanzas em 2022 .

Os madeireiros da província exportaram um total de 7.656 metros cúbicos de madeiras do do tipo girassonde, muvala e mucusse, tendo como destinos Namíbia, África do Sul, China e Vietname.
Segundo avançou o chefe de Departamento do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) no Cuando Cubango, Domingos Afonso Ndedica, a madeira exportada partiu da Delegação Aduaneira do Catuitui, fronteira com a República da Namíbia.
São, no total, seis empresas nacionais que exploram este recurso florestal na província.
Domingos Afonso Ndedica disse que, comparado com o ano de 2021, em 2022 houve um aumento considerável de cerca de 40 % no que toca à exportação de madeira, tendo em vista que os postos fronteiriços ficaram praticamente encerrados durante dois anos devido à situação da Covid-19 e que havia muita burocracia para se exportar um determinado produto.
O responsável afirmou que, a sua instituição com estes serviços arrecadou para os cofres do Estado 39 milhões de kwanzas, com realce para a emissão de certificados fitossanitários e de origem, sendo documentos fundamentais que permitem a circulação e exportação legal de madeira do Cuando Cubango para outras regiões.
Views: 28









Deixe um comentário