O Departamento dos Serviços de Veterinária na província do Cunene, em 2022 arrecadou 31 milhões de kwanzas, contra os 13 milhões 67 mil kwanzas de 2021.

Segundo o chefe dos Serviços de Veterinária no Cunene, Cláudio Simão, o valor em causa resulta da emissão de 319 guia sanitária de trânsito de animais e de acções de inspecção de abate e venda de carne.
O responsável esclareceu que o aumento de receitas se deve ao alívio das medidas restritivas da Covid 19, que permitiu maior movimentação dos criadores, assim como na sensibilização dos utentes e dos órgãos de fiscalização.
Cláudio Simão que falava a imprensa pública, avançou que durante o ano de 2022, o departamento registou a movimentação de 1.202 cabeças de gado bovino, 4.658 caprinos, 123 suínos, 17 equinos e 6 canídeos.
Os animais tiveram como destino as províncias de Luanda, Lunda Norte, Huambo, Uíge e Namibe, destinados à criação e reprodução.
O chefe dos Serviços de Veterinária no Cunene, Cláudio Simão, disse que durante o ano foram inspeccionados, a partir dos locais de abate, 2.660 animais, resultando na produção de 98 mil e 735 quilogramas de carne.
Dados do Departamento dos Serviços de Veterinária indicam que a província do Cunene tem um efectivo estimado em mais de 1 milhão e 250 mil cabeças de gado bovino.
Views: 30









Deixe um comentário