A comissária da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Josefa Sacko, considerou que Angola tem grande potencial no sector da economia azul, com destaque para as pescas.
Josefa Sacko citada pela imprensa pública, falava no âmbito do tema “O desafio da igualdade de género no âmbito da economia azul”, no “Fórum sobre participação da mulher na economia azul”, inserido na 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), que aconteceu hoje.
A embaixadora disse que, Angola pode aproveitar a economia azul para equilibrar a diversificação da economia, pelo que deve-se empoderar as mulheres em toda a cadeia de valor para incluí-las, desde a pesca até à venda, visto que são responsáveis de 27 % da indústria pesqueira.
Por seu turno a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Ana Paula do Sacramento Neto, disse que a economia azul em Angola é um sector visto como estratégico para o desenvolvimento económico, salientando que os mares e oceanos, além de constituírem importantes activos económicos carecem de protecção e preservação.
Views: 5