O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o Plano Nacional de Fomento e Desenvolvimento da Pecuária (Planapecuária), para o período 2023-2025, tendo em vista o aumento da produção de carne, leite e ovos.
A medida visa assegurar a auto-suficiência alimentar e nutricional das populações, bem como combater a fome e a pobreza, de acordo com o comunicado da reunião, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
Entre os objectivos do plano está também o aumento dos rendimentos dos produtores pecuários e de outros intervenientes na cadeia de valor de produção de carne.
Conforme lê-se na imprensa pública, no foco do Planapecuária estão, de igual modo, o aumento da contribuição da produção pecuária nacional na satisfação das necessidades de consumo interno, nas exportações e no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Consta também no comunicado, o Plano Nacional de Fomento das Pescas, onde o Conselho de Ministros aprovou o Despacho Presidencial que cria a Comissão Multissectorial de Supervisão do Plano Nacional de Fomento das Pescas.
A referida Comissão é coordenada pelo ministro de Estado para Coordenação Económica e integra os ministros da Agricultura e Florestas, Administração do Território, Indústria e Comércio, Energia e Águas, Educação, bem como das Obras Públicas.
Views: 5