A União Europeia (UE) disponibilizara este ano 8,8 milhões de Euros, para apoio aos produtores de café nas províncias do Cuanza Norte, Cuanza Sul e Uíge.
O financiamento enquadra-se num projecto denominado “Mukafé”, com a duração de cinco anos.
O portal Economia Rural soube que o financiamento vai contemplar 500 mil produtores dos municípios do Golungo Alto e Quiculungo (no Cuanza Norte), Amboim e Libolo (Cuanza Sul), bem como Mucaba, município da província do Uíge.
A informação foi avançada terça-feira 10 à imprensa, pela coordenadora nacional do projecto Mukafé, Júlia de Carvalho, à margem de uma visita de trabalho efectuada ao município do Golungo Alto.
A responsável referiu que o objectivo é aumentar a safra anual de 200 para 500 quilogramas por hectare, dentro dos próximos cinco anos, no país.
No âmbito do projecto serão também identificados potenciais operadores técnicos, capazes de prestar assistência e capacitação aos produtores familiares.
Já o director do Gabinete Provincial do Cuanza Norte da Agricultura, Manuel Domingos, disse que o financiamento contempla, além de apoio técnico, distribuição de novas variedades de mudas de café aos beneficiários para permitir maior produtividade e níveis de venda aceitáveis no mercado.
O projecto é financiado através da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no âmbito da cooperação bilateral no sector agrícola Angola/UE, com vista a revitalização do sector da cafeicultura do país. Lê-se na ANGOP
Views: 16