Os camponeses da povoação de Capeio, município do Chinguar, a 75 quilómetros a Oeste da cidade do Cuito, província do Bié, receberam cinco toneladas de inputs agrícolas, com vista a maximizar a produção agrícola na região.

Segundo a imprensa pública, consta dos meios, adubos, amónios, sementes de milho, catanas, e outros, entregues no final de semana, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Na ocasião, a administradora do Chinguar, Ângela Ucueianga, adiantou que vão continuar a apostar fortemente no sector da agricultura, para ajudar a combater a fome no seio das comunidades.
Em Outubro de 2022, 14 mil 750 famílias camponesas do município do Chinguar foram também assistidas com insumos agrícolas na presente campanha agrícola 2022/2023, com vista ao aumento da produção.
Os apoios estão inseridos nos Programas de Desenvolvimento Rural (PDR), Combate à Pobreza, MOSAP III, entre outros, o que está a permitir o cultivo de mais de 40 hectares de terras com produtos diversos.
262 mil 774 toneladas de produtos de campo diversos, em que se destaca 207 mil e 904 toneladas de batata-rena, 54 mil 549 de milho e 324 de trigo, o município colheu na produção.
O município do Chinguar tem três comunas, nomeadamente, a Sede, Cutato e Cangote, com três mil 54 quilómetros quadrados de extensão e uma população estimada em mais 130 mil habitantes, cuja actividade é essencialmente agrícola.
Possui ainda vinte cooperativas agrícolas, 181 associações, 161 escolas de campo e 150 pequenos produtores, que se dedicam ainda à criação de animais.
Views: 22









Deixe um comentário