Trezentos e 50 milhões de kwanzas é o montante que está a ser aplicado pela Invest Agro, através do Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrícola (FADA), para apoiar 250 famílias camponesas residentes no município da Humpata, província da Huíla, na campanha agrícola 2023/2024.

Trata-se de 21 projectos enquadrados na Bolsa de Investimento Agrícola, com destaque para a agricultura familiar, pesca artesanal, produção de grãos, hortícolas, pecuária, bem como em acções de financiamentos para pequenas indústrias, cujos contractos dos créditos vão de 13 milhões a 25 milhões de kwanzas.
Segundo a Angop, o presidente do conselho da administração da Invest Agro, Osvaldo Matongue, afirmou que a iniciava vai reforçar a actividade agrícola e melhorar a dieta alimentar, com acções de fomento agrícola, para o alcance da independência alimentar.
Fez saber que 80 porcento dos produtos alimentares é produzido por famílias camponesas, daí a importância do financiamento a esse grupo carente deste tipo de apoio, na perspectiva de melhorar a sua condição e produção.
Questionado sobre o impacto deste projecto agrícola a nível nacional, Osvaldo Matongue, sublinhou que foram cadastrados três mil famílias camponesas nas províncias do Cunene, Benguela, Uíge e Luanda, número que pode chegar a 18 mil até 2027.
Considerou que os visados, após o financiamento terão um período de carência de 12 meses, em função de cada caso, cujo reembolso vai de quatro a cinco anos.
Alertou que a Invest Agro tem a responsabilidade de fazer o acompanhamento pós-crédito, para assegurar que a produção seja feita conforme o previsto, com vista a responsabilizar civil e criminalmente casos de insucesso por negligência.
O município da Humpata tem uma população estimada em 117 mil 189, segundo projecções do Instituto Nacional de Estatísticas, para este ano, tendo como base o Censo de 2014.
Views: 10
Deixe um comentário