O Projecto Mineiro Yetwene investiu, em Dezembro de 2022, 23 milhões de kwanzas aplicados na preparação de um campo agrícola com 10 hectares de terra.

Localizado na comuna do Camissombo, município do Lucapa, na província da Lunda-Norte, o Projecto Mineiro Yetwene desenvolveu a iniciativa como acção de responsabilidade social e gestão ambiental sustentável da empresa.
A operação incluiu a aquisição de meios de trabalho para o fomento da agricultura familiar junto das comunidades residentes ao longo do perímetro de concessão diamantífera.
Com o valor , cinco associações agropecuárias, formadas por dez integrantes cada do bairro Samulambo, tambám foram agraciadas.
De acordo com a chefe de departamento de sustentabilidade do Projecto Mineiro Yetwene, Lisângela da Silva, além da entrega de dois hectares de parcela de terra a cada uma, as associações receberam também materiais como enxadas, catanas, charruas, carros-de-mão, fertilizantes, sementes e tudo mais necessário para o desenvolvimento de uma agricultura com lucros para os produtores.
Lisângela da Silva informou que além de tubérculos (mandioca, batata-doce, batata-rena e inhame), a cadeia de produção inclui feijão, arroz, massango, massambala e frutas.
A responsável avançou ainda que, numa primeira fase, os produtos vão servir para o consumo das próprias famílias produtoras, mas a posterior, altura prevista para a expansão e crescimento do projecto, a empresa Yetwene vai ser o principal cliente em termos de aquisição da mercadoria.
Views: 16









Deixe um comentário