No quadro da acção preventiva anual 1.400.000 bovinos autóctones concentrados nos municípios da Humpata, Chibia, Lubango, Cacula, Quilengues, Gambos, Matala e Quipungo, na província da Huíla, são vacinados entre Março a Maio do corrente ano.

A campanha de vacinação de rotina que vai ser liderada pelo Instituto Nacional de Veterinária da Huíla com o apoio de parceiros, para prevenir o contágio de doenças bovinas que afectam com frequência a região sul, com realce aos carbúnculos hemático e sintomático, febre aftosa, mastite, brucelose, tuberculose, leptospirose e clostridioses.
Segundo a imprensa pública, o Instituto Nacional de Veterinária da Huíla, já reforçou a quantidade de vacinas para 200 mil doses, com vista a abarcar, principalmente, os animais que até ao momento estão fora do controlo estatístico das autoridades cerca de 96.806 cabeças.
O responsável do Departamento do Instituto Nacional de Veterinária na Huíla, Samo Daniel, considerou as vacinas prescritas na presente campanha como essenciais para o combate e prevenção das doenças que afectam os animais da região Sul, integrada pelas províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango.
Samo Daniel indicou que 160 veterinários integrados em 30 brigadas vão movimentar-se em todos os municípios, comunas, aldeias e povoações para imunizar o maior número de bovinos.
Por seu turno, o presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), Salvador Rodrigues, também valorizou a sensibilização e mobilização sobre as medidas preventivas de pestes animais e as formas de actuação levadas a cabo nos potenciais zonas de criação de gado bovino e caprino.
Samo Daniel indicou que 160 veterinários integrados em 30 brigadas vão movimentar-se em todos os municípios, comunas, aldeias e povoações para imunizar o maior número de bovinos.
Por seu turno, o presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), Salvador Rodrigues, também valorizou a sensibilização e mobilização sobre as medidas preventivas de pestes animais e as formas de actuação levadas a cabo nas potenciais zonas de criação de gado bovino e caprino.
Views: 26









Deixe um comentário