10 milhões de toneladas de milho angola precisa para o consumo anual

A produção anual de 10 milhões de toneladas de milho, visa a satisfação dos níveis de consumo de grãos no pais, de acordo o ministro da Agricultura e Florestas, António de Assis, reiterou ontem, em Malanje.

Fotografia: DR

No acto de abertura da campanha de colheita de milho na Fazenda Quizenga Lutete, no município de Cacuso, o ministro  realçou que actualmente a produção do país é de apenas 4 milhões e 500 mil toneladas/ano, cifra que não cobre as necessidades do mercado.

De acordo com António de Assis, Malanje é considerada a capital do milho a nível do país, na escala empresarial, pelo facto de as maiores Fazendas de produção se encontrarem naquela província, em particular no município de Cacuso onde se prevê colher 10 toneladas de milho por cada um dos mil e 200 hectares plantados, na Fazenda Quizenga Lutete.
O ministro referiu que com essa safra, o país ganhara significativamente na produção dessa cultura e vai entrando no mundo do milho, a produzir para a autossuficiência alimentar e quiçá para exportação.

Entretanto , o ministro da Agricultura e Florestas, apontou a província do Huambo como a maior na produção do milho no sector familiar, daí que o referido cereal constitui a cultura de eleição da região sul, incluindo a produção feita em Benguela e Cuanza sul.

Acessos: 9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *